Bruxismo: será que você também sofre deste mal?



Ultimamente você tem sofrido com mais dores de cabeça que o comum? Tem acordado com a sensação de ainda estar cansado? Sente dores ou uma forte pressão nos dentes, na mandíbula? Ou ainda tem dores nos ombros, costas e braços?
Uma possível causa pode ser o bruxismo. Este nome engraçado significa ranger ou um forte aperto nos dentes que acontece muitas vezes de forma involuntária, enquanto você está acordado ou dormindo.

Considerado um dos males da humanidade nestes tempos modernos, existem algumas soluções para este problema. Viver livre do stress é uma delas. 
O stress muitas vezes é a razão e o motivo do ranger involuntário dos dentes. Mas certamente esta é uma opção mais difícil de se concretizar nos dias de hoje, tendo em vista toda a pressão que enfrentamos no dia a dia: trânsito, correria, falta de tempo, metas a serem alcançadas. Vendo por este ponto de vista, mais fácil então cuidar do problema com tratamentos mais assertivos, que devem ser realizados em conjunto com o seu dentista.

Agora você deve estar se perguntando... será que eu tenho bruxismo? 
Existem algumas formas de se descobrir. Uma dela é se perguntando se alguém já reclamou do barulho que você faz com o ranger dos dentes enquanto dorme. 
Se até agora não foi o caso, uma outra possibilidade é uma avaliação do dentista nas consultas de rotina. Eles conseguem avaliar o quanto os seus dentes estão desgastados, ou se o esmalte dos dentes pode estar rachado.

Ok, você identificou se você tem ou não bruxismo... e você viu que tem.
O que fazer agora? Desistir de tudo e vender coco na praia? Também pode ser uma solução, mas para quem não tem estes planos a curto prazo, existem algumas iniciativas que você já pode assumir para modificar um pouco a realidade da sua saúde bucal.

- Usar uma placa para dormir: esta placa, feita por um dentista, e ajustado customizado ao formato do seu dente e da sua boca, irá evitar o contato dos dentes superiores com os inferiores. A placa acopla-se sobre os dentes superiores e evita este contato direto de um dente com o outro. Apesar de ser uma forma de lidar e evitar o bruxismo, não é uma cura, pois não minimiza o ranger.

- Botox nos dentes: apesar de seu uso ser mais conhecido no uso dermatológico, a substância botulínica funciona também como um bloqueio para o impulso nervoso na fibra muscular. Ele funciona não apenas nos casos de bruxismo, como também para sorriso gengival. Como o botox não tem efeito definitivo, ele deve ser reaplicado a cada 3 ou 6 meses. Importante avaliar sempre a necessidade de reaplicação em conjunto com o seu dentista.

Em alguns casos ainda é sugerido reduzir a exposição e o contato de alguns dentes para igualar a mordida. Podem ser corrigidos com restaurações, ortodontia, ou ainda com coroas. 
Enfim, a melhor forma de avaliar se você sofre ou não de bruxismo é indo ao dentista para juntos, fazer uma avaliação. 
Caso você tenha, fique calmo. Identificar o bruxismo é o primeiro passo para identificar a melhor forma de tratar. 
Lembre-se: prevenir é sempre melhor que remediar.


Cuide do seu sorriso.

Até a próxima.

Christian Wehba 

Comentários

Postagens mais visitadas