Cuidados diários básicos - Para começar já!


Se você não faz parte do grupo dos mais adeptos pelo uso diário do fio dental e da escova de dente logo após todas as refeições, este texto é para você. Se você é, vale relembrar e se orgulhar do porquê destes cuidados diários.
As doenças de boca mais comuns são cárie e doenças de gengiva, e ambas são causadas por bactérias presentes nas superfícies dos dentes.
Se não existissem bactérias não existiriam cáries, pois elas dependem da presença destes pequenos seres para se desenvolver.
Teoricamente estas doenças de boca são infecciosas e transmissíveis, mas dependem de alguns fatores para se desenvolverem, como: tempo de presença dessas bactérias na boca, patogenicidade das bactérias, resistência do hospedeiro, etc.

O que é importante você ficar sabendo agora, é que a cárie dentária é uma doença infecciosa, caracterizada por uma serie de reações químicas complexas, que inicialmente provocam destruição do esmalte e, se não for controlada, pode gerar perda de elemento dental.
A ideia é sempre prevenir, com cuidados diários de higiene bucal. Vamos começar pelos hábitos mais básicos: escova de dente e fio dental.

Escova Dental

Idealizadas para auxílio na limpeza dos dentes, as escovas podem ser encontradas no mercado em grande diversidade.
Tantas opções, coloridas, que fazem par aquela do seu companheiro/companheira no banheiro, que acabamos esquecendo o seu princípio básico de existência: limpeza e higiene.
As escovas ideais devem ser de cabeça pequena, cerdas macias e com pontas arredondadas. As que possuem cerdas médias e duras podem ferir a gengiva e causar abrasão nos dentes.
Para ter melhores resultados, durante o uso das escovas devemos visar a limpeza de algumas regiões importantes: os sulcos e concavidades dos dentes, locais de fácil desenvolvimento de cáries, e os locais de união de dentes com gengiva, por onde começa o desenvolvimento da doença gengival.
Seus movimentos devem ser vibratórios e de pequena amplitude sobre os dentes, e nas faces onde a gengiva tem contato com os dentes a escova deve localizar-se voltada para esta (gengiva) para a realização destes movimentos.
Após a escovação dos dentes não se pode esquecer de escovar o dorso da língua, região de grande acúmulo de alimentos por conter diversas pequenas cavidades.

Fio Dental

Mas, e os espaços entre os dentes? Como que fica? Não devemos limpá-los?
Claro que sim. Ele é tão importante quanto os dentes e é por este motivo que devemos fazer o uso do fio dental, que cuida justamente destes espaços onde as escovas não alcançam.
É neste local onde a placa se acumula em maior quantidade. Para uma higiene completa, deve-se introduzir o fio no espaço entre os dentes e limpá-los como se estivéssemos lustrando um sapato, limpando os dentes em seus dois lados até onde a gengiva permite o fio penetrar, sem forçá-lo.
As perguntas que sempre escuto: Antes ou após a escovação? Não existe uma regra. Usando está ótimo. Agora, para escolher um para chamar de seu dentre tantas opções oferecidas no mercado, sugiro escolher um que seja mais delicado e de uma marca reconhecida no setor. Seu uso correto evita doenças como gengivite, periodontite, cáries.


Cuide de você.

Até a próxima,
Christian Wehba.

Comentários

Postagens mais visitadas