Diabetes: É preciso tomar cuidado com as consequências também na boca.


Se você tem diabetes, provavelmente já sabe da consequência desta doença em alguns órgãos do seu corpo, como os olhos, nervos, rins e provavelmente tem alguns cuidados especiais nas rotinas da sua vida.

Mas o que talvez você ainda não saiba é que a diabetes também traz consequências para a sua boca. Pessoas com diabetes tem um risco 2,5 vezes maior do que os não diabéticos de apresentar alguma doença periodontal.

E o que vem a ser mesmo doença periodontal? Nada mais é do que uma doença bucal causada pela presença de bactérias sobre os dentes, caracterizada por inflamação e/ou infecção dos tecidos que envolvem e suportam os dentes: gengiva, ligamento periodontal - fibras que unem o dente ao osso- e o osso alveolar.
Mas antes de falarmos sobre a doença periodontal, vamos falar um pouco mais sobre a diabetes.
O paciente diabético apresenta falta de insulina ou incapacidade desta de exercer suas funções, caracterizada por hiperglicemia crônica (altas taxas de açúcar no sangue) e distúrbios de metabolismos dos carboidratos, lipídios e proteínas. Uma das consequências é o espessamente da parede do vaso sanguíneo, o que dificulta a passagem dos leucócitos, que compromete a defesa das células.
Sabe-se que, a longo prazo, órgãos como olhos, rins, coração, nervos e vasos sanguíneos podem ser acometidos em consequência do aumento do nível de glicose no sangue, chegando, em alguns casos, da necessidade de eliminar partes do corpo humano para minimizar a quantidade de glicose no organismo.

Mas enfim, e qual é a relação entre a Diabetes e a doença periodontal? Da mesma forma que outras complicações do diabetes, a doença periodontal está ligada ao controle metabólico de modo bidirecional, ou seja, influenciando e sofrendo influência do diabetes. O paciente que não trata suas infecções bucais não consegue controlar a Diabetes e vice-versa.
A presença da placa bacteriana no diabético provoca uma inflamação gengival mais acentuada do que o faria em um paciente não diabético. Pessoas com controle glicêmico deficiente podem apresentar doenças mais severas na gengiva e haver perdas dentárias mais rápidas do que as pessoas com bom controle metabólico.

Isso acontece porque o paciente diabético é mais suscetível a desenvolver a doença periodontal devido à sua dificuldade em reagir contra as agressões, resistência orgânica em resposta à inflamação gengival prejudicada, alterações vasculares, microbiota oral alterada e metabolismo anormal do colágeno.

A doença periodontal é o achado mais comum em pacientes com diabetes mal controlado.
Porém, o diabetes por si só não causa doença periodontal, mas pode alterar o curso da periodontite preexistente já que, de acordo com a severidade da doença periodontal, é significativamente relacionada a elevados níveis de glicose no sangue.

Eu sei que este texto é mais técnico, mas não há outra forma de explicar cada uma delas e sua interligação sem antes explicar ambas as doenças. Entendido o que é a Diabetes e o que é a Doença Periodontal, vamos aos cuidados que alguém diagnosticado com diabetes deve ter:

ü  Faça consultas e reavaliações periódicas a cada 3 meses com o seu dentista.
ü  Consultas odontológicas curtas e pela manhã, com o paciente alimentado e medicado.
ü  Redução do consumo de álcool, fumo e alimentos ácidos.

Além disso, o bom controle metabólico, a boa higiene bucal e o acompanhamento por dentistas a cada 3 meses são as melhores maneiras de se evitar a doença periodontal, pois os focos infecciosos geralmente são indolores e cabe ao cirurgião dentista avaliá-los e tratá-los para que haja uma melhor qualidade de vida para o paciente diabético.

Cuide do seu sorriso.
Até a próxima.

Christian Wehba 

Comentários

Postagens mais visitadas