Halitose


Agora vamos entrar mais a fundo e falar melhor sobre algumas questões bucais, tanto as estéticas, quanto aos problemas e dificuldades bucais que nos deparamos ao longo da vida.
Quem nunca teve um amigo, ou um primo, ou aquele tio que tem hálito forte toda vez que chega perto de você, que atire a primeira pedra.
Isso se você não for este tio, primo ou amigo.
Se as pessoas começarem a não chegar tão perto de você, ou colocar a mão na boca antes de você chegar perto, desconfie e marque já sua visita ao dentista.

Brincadeiras a parte, o mau hálito, ou a halitose é um problema que, além dos danos a saúde bucal, causam problemas sociais, pois exala um odor ruim pela boca, podendo estar relacionado a diversos problemas.

Vamos a eles:

-       Fisiológicos (idade, menstruação, amamentação, gravidez)
-       Hábitos (Ingestão de certos alimentos, bebidas ou tabagismo),
-       Falta de higienização da língua, doença periodontal e cáries. O ideal é manter sempre uma perfeita higiene bucal, aqueles cuidados diários que devemos ter, bem como visitas periódicas ao dentista para uma limpeza profunda, flúor. Estas inciativas já ajudam a diminuir em 80% os casos de mau hálito.
-       Alterações otorrinolaringológicas.
-       Doenças sistêmicas (diabetes).
-       Doenças do aparelho digestivo, como gastrite ou refluxo.
-       Doenças de esôfago, laringite, amidalite, sinusite, que causam mau cheiro devido a inflamação.
-       Gengivite ou inflamações bucais, pois as gengivas ficam inflamadas pela falta de escovação, causando o mau cheiro que vem das bactérias que se alimentam dos restos de comida e acabam liberando gases, o famoso “bafo”.
-       Próteses e restaurações mal adaptadas.

Então, antes de culparmos o estômago como vilão para a halitose, vamos reavaliar se estamos cuidando da higiene bucal como deveríamos.

Fique atento se os seus amigos têm te evitado ou se ninguém chega muito perto de você e agende sua visita ao dentista. Fica a dica!



Cuide de você.

Até a próxima,

Christian Wehba.

Comentários

Postagens mais visitadas