SENSIBILIDADE DENTAL OU HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA




Ao beber água, tomar sorvete ou ingerir alimentos gelados você sofre com dor de dente?
Quem nunca comeu algo quente ou gelado que tenha sentido um frizz no dente? Isso se chama sensibilidade dentária, um problema que afeta quase 57% da população adulta e pode acontecer por dois motivos:

Erosão do esmalte do dente: ocorre um dano a capa do dente e ele fica com a dentina, estrutura mais profunda do dente, exposta. Como a dentina é cheia de terminações nervosas, em contato com altas ou baixas temperaturas, disparam sinais dolorosos ao cérebro.

Quando a gengiva se retrai e as raízes de nossos dentes ficam expostas. A gengiva pode ser agredida por bactérias ou por escovação brusca demais, que inflama a área e desta forma ocorrendo sua retração.
Sendo assim, a própria dentina também fica exposta, e em contato com alimentos em extremos de temperatura, geram sensibilidade.

Nestes casos, muitos pacientes procuram o dentista pensando que têm cáries, mas se surpreendem quando o profissional afirma que é hipersensibilidade dentária e que tratamentos mais simples do que tratamento de canal podem resolver seus problemas.

E o que fazer no dia-a-dia para evitar esta sensibilidade? Existem algumas atitudes leves e pequenas que você pode já pode colocar em prática desde já:

Evitar frutas cítricas e refrigerante, que alteram o Ph bucal.
Fraca higiene bucal – restos de alimentos permitem acesso das bactérias, erosão dentária, retração das gengivas, cáries, e consequentemente, dentes mais expostos.
Escovação brusca – se você tem mão pesada na hora de escovar os dentes, cuidado.
A gengiva pode se retrair para se proteger e a dentina fica exposta.
Dente quebrado com obturação que tenha caído ou esteja velha pode expor a dentina e causar dor nos dentes.

Além destas medidas, algumas terapias e tratamentos bem simples podem ajudar.

Os serviços variam desde utilização de laser e verniz, até a utilização de alguns cremes dentais específicos.
Por isso é importante sempre visitar o seu dentista, pois ele é a pessoa mais indicada para te sugerir os melhores tratamentos ou procedimentos. 
Nos casos de gengiva retraída tenta-se pôr a gengiva de volta no lugar com cirurgia.
Mas na maioria dos casos recomenda-se, claro, manter a higiene bucal com escovas de dentes com cerdas macias, uso de enxaguante bucal com flúor, que reforça os prismas que integram o esmalte e o deixam impermeável, além de pastas específicas para sensibilidade, que trazem efeito anestésico e podem ajudar.
Estas são as atitudes mais simples e fáceis de serem colocadas em prática.
Mas para tratamento completo da sensibilidade o ideal é conversar com seu dentista para identificarem, juntos, a melhor forma de solucionar de uma vez as dores nos dentes.

Cuide do seu sorriso.
Até a próxima,



Christian Wehba

Comentários

Postagens mais visitadas