Cuidados com os Dentes na Gravidez



As mulheres possuem alguns momentos importantes e decisivos em suas vidas, mas um dos mais especiais, ninguém discute, é a gravidez.

E não só porque você já fica idealizando o rosto do seu pequeno, os inúmeros exames mensais, que ao final da gestação vira quase que semanal, enxoval, compras, roupas, carrinho de bebê, cadeirinha, cadeirão, viagem para fora, berço, quadrinhos que vão combinar com o berço e a roupa de cama, lembrança maternidade, enfeite de porta, e claro que não sobra tempo para se preocupar com os dentes.

Mas amigos, um ponto eu preciso e tenho o dever de reforçar aqui: a mulher, quando está grávida, pode e tem que realizar acompanhamentos odontológicos. 

A gravidez implica em algumas mudanças importantes do corpo feminino e algumas delas pode interferir nos dentes, língua e gengiva.

Inflamações e infecções na boca, que poderiam ser resolvidas tranquilamente em qualquer outra época da vida, na gestação, aumenta a chance de complicações dentárias, além de aumentar a chance de nascimento de bebês prematuros.

Incômodos típicos desta fase da vida, como refluxo, ânsia, e azia deixam o PH do estomago e boca mais ácidos, o que exige escovações mais frequentes. 

O corpo feminino produz mais hormônios como a progesterona, o que aumenta o risco de inflamação na gengiva, famosa gengivite gravídica, por isso é necessário mais cuidado com sangramentos após uso de fio dental, inchaço gengival.


Além disso, pelo menos durante os três primeiros meses, é necessário mais cuidado com a radiação das radiografias, pois existe  uma pequena chance de mutação genética do feto, e não é indicado tomar anestesia com anestésicos específicos ( possibilidade de aborto).

Enfim, informação e cuidado redobrado são nossos melhores aliados durante este período, e claro, o acompanhamento de um médico e dentista especializados, de sua confiança.
Boa gestação e aproveite uma das melhores fases da sua vida.

Cuide do seu sorriso.

Dr. Christian Wehba

Comentários

Postagens mais visitadas